Notícias

3 práticas para manter negócios relevantes em um mercado em transformação

Ao adotar essas práticas, empresas criam bases sólidas para enfrentar crises, inovar de forma consistente e manter relevância em ambientes cada vez mais dinâmicos

Em um cenário de mudanças aceleradas, empresas precisam adotar práticas que garantam relevância e crescimento sustentável. Peter Drucker já destacava que organizações bem-sucedidas são aquelas que antecipam tendências e se adaptam rapidamente a novos contextos.

1. Cultura de inovação e aprendizado

Clayton Christensen mostra que empresas inovadoras tratam erros como oportunidades de evolução. Ao estimular a experimentação e o aprendizado contínuo, negócios criam soluções mais ágeis e competitivas.

2. Propósito e impacto social

Raj Sisodia, com o conceito de capitalismo consciente, reforça que empresas guiadas por valores claros conquistam a lealdade de clientes e colaboradores. Negócios com propósito alinham crescimento econômico a benefícios sociais e ambientais.

3. Colaboração e redes estratégicas

Simon Sinek destaca que parcerias sólidas ampliam recursos e perspectivas. Empresas que colaboram com outras organizações, universidades e startups aceleram a inovação e expandem seu alcance de mercado.

Construindo negócios preparados para o futuro

Ao adotar essas práticas, empresas criam bases sólidas para enfrentar crises, inovar de forma consistente e manter relevância em ambientes cada vez mais dinâmicos.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

07/202508/202509/2025
IGP-DI-0,07%0,20%0,36%
IGP-M-0,77%0,36%0,42%
INCC-DI0,91%0,52%0,17%
INPC (IBGE)0,21%-0,21%0,52%
IPC (FIPE)0,28%0,04%0,65%
IPC (FGV)0,37%-0,44%0,65%
IPCA (IBGE)0,26%-0,11%0,48%
IPCA-E (IBGE)0,33%-0,14%0,48%
IVAR (FGV)0,06%0,28%0,30%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.5202 5.5302
Euro/Real Brasileiro 6.3934 6.4014
Atualizado em: 10/10/2025 18:13