Notícias

Impostos pagos a mais? Descubra como recuperar valores de forma prática e legal!

Muitos profissionais têm a mesma dúvida: como atuar na recuperação de créditos tributários? Essa área pode parecer complexa à primeira vista, mas na verdade é uma oportunidade acessível e cheia de potencial

Muitos profissionais têm a mesma dúvida: como atuar na recuperação de créditos tributários? Essa área pode parecer complexa à primeira vista, mas na verdade é uma oportunidade acessível e cheia de potencial.

O grande desafio está em saber por onde começar e como aplicar o conhecimento de forma prática.

Para te ajudar em mais uma questão do Simples Nacional, hoje a equipe da Contadores CNT retirou algumas informações do artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica, empresa especialista no Simples Nacional e vamos te ajudar a entender mais sobre a Recuperação de Créditos Tributários na Prática e saber como podemos ajudar nossos clientes optantes por esse regime!

O artigo da é-Simples Auditoria Eletrônica diz:

  1. O que é a Recuperação de Créditos Tributários (RCT)?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria: “A recuperação tributária é quando uma empresa descobre que pagou impostos a mais ou de forma errada e tem o direito de receber esse dinheiro de volta. Se forem encontrados erros, a empresa pode recuperar esse dinheiro de volta, seja recebendo um reembolso ou usando o valor como crédito para pagar menos impostos no futuro.

É como revisar uma conta antiga para descobrir se você pagou algo a mais e pode pedir o dinheiro de volta. Por exemplo, se a empresa pagou um tributo a mais, como o ICMS, ela pode pedir de volta o valor excedente, acrescido de juros.”

  1. Como funciona a recuperação tributária?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”Imagine que você tem uma dívida com uma loja ou banco, mas não conseguiu pagar. Com o tempo, essa dívida pode ser vendida para uma empresa especializada, chamada de recuperadora de crédito.

Quando isso acontece:

  1. A dívida muda de dono: Agora, a recuperadora de crédito é a responsável por cobrar você, porque ela comprou essa dívida.

  2. Novas condições de pagamento: Como a recuperadora quer receber o dinheiro, ela pode oferecer descontos, parcelamentos ou condições especiais para facilitar o pagamento.

  3. Você negocia com a recuperadora: Em vez de falar com a loja ou banco original, você resolve tudo com a empresa que comprou a dívida.”

  1. Quando vale a pena recuperar créditos tributários?

De acordo com o Blog da é-Simples Auditoria:”Se você acha que pagou mais imposto do que deveria (por erro, mudanças de lei ou interpretação errada), pode ser uma boa ideia revisar suas declarações e consultar um especialista.

Assim, dá para ver se tem algo para recuperar, seja por meio de compensação ou reembolso.”

Como recuperar créditos tributários?

Para isso, teste 7 dias grátis o sistema de gestão do Simples Nacional da é-Simples Auditoria!

Clique aqui ou acesse https://www.esimplesauditoria.com/lp-recuperacao-do-simples-nacional-contadores-cnt e veja a análise de cada item vendido do seu cliente em questão de minutos!

Você pode testar gratuitamente o sistema da é-Simples e analisar como está a apuração do imposto do seu cliente! Faça análises e auditoria de todos os seus clientes do Simples Nacional!

Recupere agora mesmo a venda de produtos monofásicos, produtos sujeitos à Substituição Tributária de PIS e COFINS e também produtos sujeitos ao ICMS ST no Simples Nacional. Além disso, controlamos o Domicílio Tributário Eletrônico e ficamos sabendo que eles vão lançar um módulo específico para CBS e IBS no Simples Nacional.

Gostou do assunto? Continue acompanhando nossos artigos, e também siga a é-Simples no instagram @esimplesauditoria.

No Blog da é-Simples tem artigo completo com o tema: Recuperação de Créditos Tributários na Prática

Acesse: https://blog.esimplesauditoria.com.br/recuperacao-de-creditos-tributarios/

Obrigado pela leitura!

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

07/202508/202509/2025
IGP-DI-0,07%0,20%0,36%
IGP-M-0,77%0,36%0,42%
INCC-DI0,91%0,52%0,17%
INPC (IBGE)0,21%-0,21%0,52%
IPC (FIPE)0,28%0,04%0,65%
IPC (FGV)0,37%-0,44%0,65%
IPCA (IBGE)0,26%-0,11%0,48%
IPCA-E (IBGE)0,33%-0,14%0,48%
IVAR (FGV)0,06%0,28%0,30%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.3785 5.3815
Euro/Real Brasileiro 6.22278 6.2383
Atualizado em: 10/10/2025 07:15