Notícias

Uso de IA no marketing digital populariza, e acaba com diferenciais para empresas

Não há como negar que a inteligência artificial chegou com tudo no marketing digital. São posts, fotos e até mesmo logotipos sendo desenvolvidos 100% pela nova ferramenta

Não há como negar que a inteligência artificial chegou com tudo no marketing digital. São posts, fotos e até mesmo logotipos sendo desenvolvidos 100% pela nova ferramenta, e a pergunta que fica no ar é: isso é bom ou ruim para as empresas?

Na parte do design, a Diretora de Arte da KAKOI Comunicação, Dieiniffer Busch, chama a atenção para as repercussões no uso da ferramenta. Além de questões éticas, como a recente trend que usava a criação dos Estúdios Ghibli, há também questões práticas:

"Quando se apoia completamente o design em IA, há muitas coisas que precisam ser levadas em conta. No caso de marcas, há a questão do registro; o INPI tem fortes restrições com relação ao uso de elementos prontos para registro. Não é impossível, mas bem difícil. Outro ponto é o resultado em si. Quando todos fazem a mesma coisa, o diferencial some", explica Busch.

Na visão da designer, ainda que sejam distintas umas das outras, IAs como GPT, Gemini, Firefly e outras se alimentam das mesmas bases, ou seja, criações anteriores. Então, a tendência é que, a longo prazo, as publicações fiquem cada vez mais dependentes de anúncios para chegar ao público-alvo:

"A questão não é usar ou não. A ferramenta existe, facilita o trabalho e com certeza será usada. A discussão é: até que ponto vale a pena abandonar completamente a criação humana em nome de uma economia? O barato pode sair caro muito rapidamente", finaliza.

Segundo a especialista, o uso racional das IAs pode incrementar o trabalho de designers e fazer com que empresas menores tenham acesso a mídias que antes estavam restritas a grandes contas por conta do orçamento.

Recentemente, uma escola particular de Curitiba virou alvo de polêmica e memes na internet por ter se utilizado de IA para fazer a imagem de uma criança em outdoor. Com as mãos desproporcionais, a repercussão rendeu mais problemas do que matrículas para a escola e pode servir de lição para outras empresas.

voltar

Links Úteis

Indicadores de inflação

07/202508/202509/2025
IGP-DI-0,07%0,20%0,36%
IGP-M-0,77%0,36%0,42%
INCC-DI0,91%0,52%0,17%
INPC (IBGE)0,21%-0,21%0,52%
IPC (FIPE)0,28%0,04%0,65%
IPC (FGV)0,37%-0,44%0,65%
IPCA (IBGE)0,26%-0,11%0,48%
IPCA-E (IBGE)0,33%-0,14%0,48%
IVAR (FGV)0,06%0,28%0,30%

Indicadores diários

Compra Venda
Dólar Americano/Real Brasileiro 5.5202 5.5302
Euro/Real Brasileiro 6.3934 6.4014
Atualizado em: 10/10/2025 18:13