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Como empresas e fornecedores podem transformar transações em parcerias
A cadeia de suprimentos é o suporte principal das operações comerciais
A cadeia de suprimentos é o suporte principal das operações comerciais. Logo, é extremamente importante que as empresas tenham uma visão completa dos processos e valores defendidos por seus fornecedores. Ainda mais hoje, em que a reputação desses negócios depende não apenas da qualidade de seus serviços e produtos, mas também de seu engajamento, valores e ideais defendidos.
Ainda assim, de acordo com um estudo da consultoria BCI, 69% das companhias não têm visibilidade total sobre sua cadeia de suprimentos. Soma-se a isso o fato de que aquelas que se esforçam para ter um maior monitoramento são limitadas às medidas como performance diária, redução de custos e taxas de produção.
Para ter uma boa compreensão das operações na cadeia de suprimentos, a adoção de um sistema multipartes para a elaboração, negociação, assinatura e gestão de contratos pode ser a solução. Para isso, existem softwares de CLM (Contract Lifecycle Management), cuja proposta é a gestão de ciclo de vida dos contratos. Essa inovação é uma aliada poderosa na obtenção de uma maior transparência na relação com os fornecedores.
A plataforma de CLM possibilita um monitoramento mais completo das transações estabelecidas com fornecedores. Desde a solicitação, pela área interna, da reposição do insumo ou contratação do serviço, até a negociação dos termos do contrato, revisão, aprovação e assinatura, tudo é feito em um sistema centralizado. E, como a vida dos contratos só começa mesmo depois da conclusão, é possível acompanhar e gerir o cumprimento de cada ponto do acordo a partir de um painel intuitivo.
Além do monitoramento, essa tecnologia é uma ferramenta importante no processo de seleção dos fornecedores de uma empresa. Todas as informações necessárias sobre os potenciais parceiros ficam disponíveis nesse mesmo ambiente, otimizando o processo de análise e escolha.
Os negócios que mais vêm ganhando destaque no mercado são aqueles que abraçam a inovação tecnológica e transformam simples transações comerciais em verdadeiras parcerias, reforçando incentivos para a adoção de práticas sustentáveis e de governança. Essa colaboração entre duas partes, empresa e fornecedor, permite com que ambas alcancem os objetivos finais de cada elo da corrente.
*Flávio Ribeiro é CEO do netLex.
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